22 de nov. de 2007

Ocaso


A série Ocaso, realizada entre 2004/07 por Daniel Malva, discute os sistemas de captação de imagem e o sentido de sua produção.

Malva trabalhou como assistente do impressor Sílvio Pinhatti, mestre do fine-art no Brasil. A vivência desse período possibilitou o contato com a técnica necessária a produção fotográfica: os processos fotoquímicos de captação, a física óptica aplicada e as técnicas de revelação e ampliação. Posteriormente, quando se decidiu pela carreira, cursou a graduação na Faculdade Senac de Fotografia, apurando seus conhecimentos técnicos e linguagem.

Em Ocaso, Daniel retrata a imagem que conseguimos reter no momento em que a musculatura está ajustando nosso sistema ocular à perda da insolação - aquele momento seguido ao pôr-do-sol. Ocaso estabelece a proximidade entre a fisiologia do aparelho ocular ao dispositivo óptico das lentes (a mecânica da câmera), entre corpo e máquina.

As imagens dessa série (acima uma delas), aparentemente veladas, são produtos dessa equação entre corpo (ocular) e máquina. São imagens obtidas a partir do cálculo preciso do limite do equipamento e zona tonal de captação, filme e impressão.

Recentemente, Malva publicou na Internet uma amostra da nova série de retratos que está desenvolvendo. Utilizando o registro em cores, o artista continua investigando as questões propostas em Ocaso, extendendo, agora, seu foco para a paisagem humana.

Mais imagens:
www.malva.fot.
brwww.flickr.com/malvafw