22 de nov. de 2007

Outra festa


As imagens que Rochelle Costi apresenta no Centro Universitário Maria Antônia lembram a estrutura de séries já conhecidas da artista, que procura despertar em sua fotografia a percepção de elementos isolados, aspectos ocultos ao olhar eletrizado dos habitantes das metrópoles. As imagens mostram o cenário do fim de uma festa (foto acima), com cenas produzidas no interior de uma sala comercial e desocupada, do Edifício Sampaio Moreira, prédio histórico situado na Rua Líbero Badaró, em São Paulo. Dessas imagens decorre o título da instalação: Uma festa.

Costi propõe um deslocamento geográfico e temporal utilizando cinco projetores de slides que preenchem paredes da sala com imagens latentes da festa imaginária. Esse equipamento possui como característica a passagem mecânica dos slides armazenados no carrossel para o tubo de luz, momento em que a projeção é suspensa. É este intervalo de suspensão - frações de segundos repletas de magia e técnica – que expõe o jogo do deslocamento, possibilitando que a arquitetura do espaço reassuma sua fisicalidade entre uma e outra imagem ficcional. Reside no uso desse tempo mecânico o fator diferencial entre Uma festa e as fotomontagens.

O título da instalação ainda provoca no visitante a associação a situações subjetivas. O ambiente, tomado por uma incessante música dos anos 1960/70, pela cadência dos projetores e pelo deslocamento geográfico, remetem à fotografia analógica e à festividade das ruas circunvizinhas ao Sampaio Moreira, centro do comércio dessa fotografia.


Instalação
Uma festa
Centro Universitário da USP
Rua Maria Antônia, 294
Tel. 3255 7182
http://www.usp.br/mariantonia/

+ informações Rochelle Costi:


Rochelle Costi
Sem título
Texto de Rafael Vogt Maia Rosa/ Entrevista de Ivo Mesquita
Metalivros/Galeria Brito Cimino, 2005, 200 pp., R$70,00

Galeria
Brito Cimino
www.britocimino.com.br